Spam e e-mail marketing, quais as diferenças entre eles?

Spam, uma prática muito comum no nosso mundo online, seja sobre quaisquer assunto, quem nunca recebeu uma mensagem de spam em seu email?

O problema maior, é que você recebe este lixo eletrônico, com muita frequência, praticamente todos os dias, o que torna cansativo e em alguns casos irritante, receber um email sobre um serviço, que você nem realizou cadastros!

Mas isso não quer dizer que, o serviço prestado, relatado na mensagem de spam, seja autêntico pois geralmente, quando recebemos um spam, o mesmo possui nomes de grandes empresas, ou Bancos, e isso nos dá aquela sensação que a mensagem realmente é verdadeira, não se engane, os emails ligados ao spam, poderão ter códigos maliciosos, com a finalidade de roubar os seus dados, por isso sempre que receber uma mensagem dessas, exclua, sem pensar 2 vezes!Com certeza o spam, foi enviado por alguém mal intencionado, e com isso, poderá infectar o seu sistema com vírus e spywares.


Então através deste pequeno artigo quero apontar algumas diferenças existentes sobre o Spam e o e-mail marketing que é uma prática 100% profissional, mas infelizmente algumas pessoas confundem spam com e-mail marketing.

Spam

Um e-mail que, querendo ou não, sempre se faz presente nas caixas de entradas dos e-mails, spam é uma sigla que quer dizer Sending and Posting Advertising in Mass que, se for traduzido seria nada mais que: Enviar e postar publicidade em massa. Resumidamente vamos entender como funciona este processo!

Digamos que, uma determinada empresa compra uma lista de e-mails, de alguns sites que trabalham, e realizam cadastros empresariais, ou pessoais.

Vale lembrar que, quando você preenche um formulário com suas informações, geralmente deixamos um e-mail onde aceita receber conteúdos de outras empresas parceiras, até aqui, tudo bem!

Uma vez que, esta listagem esteja em mãos, as empresas selecionam e identificam supostos clientes, e criam, desenvolvem materiais que estejam relacionados, aos interesses destes perfis, despertando o interesse por aquele produto ou serviço oferecido.

Geralmente, o que importa para o spammer é a quantidade de e-mails que ele possui, pois dessa lista, poderá alcançar o objetivo que deseja, mas vale lembrar que a prática de spam, não é legal, pois você está enviando emails em massa, para pessoas que nem ao menos solicitou o serviço, e isso poderá interferir de modo negativo em seus negócios na internet, spam não é fazer marketing!

Toda email que chega para você, que tenha relações com propagandas, deverá vir embutido neste email, um link, ou alguma mensagem indicando que, quando você quiser fazer a retirada do seu e-mail dos cadastros e não receber mais mensagens, basta apenas enviar uma mensagem e solicitar o serviço, mas a maioria não possuem essas opções, tornando pior ainda a prática de spam, quando o caso é este, você deverá fazer um e-mail fazendo essa denúncia.

Se ainda assim, a empresa persistir, e continuar com essa prática ilegal, ela pode e deverá ser banida dos provedores, ter seus e-mails bloqueados ou até mesmo o site ser retirado do ar.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é outra forma de fazer publicidade online, a principal diferença entre o e-mail marketing e o spam, é que o e-mail marketing é enviado para um grupo de contatos, que se cadastraram em um determinado site, e dessa forma autorizou o envio destas comunicações diretas, e estes materiais, apresentam alguma opção para que a pessoa se " descarte " e não receba mais os e-mails.

O e-mail marketing é uma estratégia muito importante para ganhar dinheiro na internet, mas não apenas ganhar dinheiro, o e-mail marketing poderá ajudar a gerar mais tráfego para o seu site ou blog, direcionar mais visitas para os seus produtos e serviços, enfim, o e-mail marketing é feito por grandes especialistas em marketing, e profissionais qualificados para o assunto.

Essa forma de marketing, além de ser profissional é legal, mas ainda assim sugiro que o faça na medida certa, dessa forma evitará um mal estar na sua imagem, ou na imagem de seus negócios.

Então para finalizarmos o nosso assunto de hoje, o e-mail marketing é a utilização de um e-mail como ferramenta de marketing direto, sempre estando de acordo e respeitando as normas e procedimentos pré-definidos, fazer uma campanha bem elaborada e otimizada, diferentemente do spam, que são mensagens indesejadas, que você recebe sem a sua autorização e sem o seu consentimento!

Conclusão final

Quem trabalha na internet, sabe muito bem que a galinha dos ovos de ouro se encontram na lista de e-mails, mas de maneira alguma, jamais faça spam, pois além de ser uma prática ilegal, acaba que isso atinge os seus negócios de forma negativa, e essa imagem eu creio que você não irá querer, nem para você, e muito menos para os seus negócios!