O que são os Artigos Patrocinados ou Publieditoriais?

Sabemos que, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com um blog, e uma dessas variadas maneiras é a venda de conteúdo juntamente com os outros artigos.

Na verdade, essa prática não é comentada com tanta frequência na  blogosfera, mas pode acreditar, este recurso atrai o interesse de vários anunciantes, e também despertam o interesse de muitas empresas, para alcançar o público diretamente!

Vamos entender através deste artigo, o que seriam os Artigos Patrocinados conhecidos também como Publieditoriais.

Sem dúvidas que, vender conteúdo de um blog, ou até mesmo vender espaços para anunciantes poderá ser um negócio bastante lucrativo para o seu site ou blog, ou projeto! Com isso, se você já ganha dinheiro com os tradicionais programas de afiliados ou ganha dinheiro através dos anúncios do AdSense, essa é mais uma ótima maneira de gerar mais receita, e aumentar ainda mais a sua renda!

Mesmo com os lucros gerados através dos programas de afiliados, os Artigos Patrocinados ou Publieditoriais se tornou uma excelente fonte de renda para vários blogueiros do Brasil, a venda direta de espaços para anunciantes tem se tornado comum e vários blogs já trabalham oferecendo estes serviços, geralmente quando existe este interesse em criar um anúncio, a empresa entra em contato com o Administrador/Editor do blog, dessa forma eles negociam os valores e também os espaços que serão utilizados nesta campanha!

Embora seja uma ótima estratégia, mas você não precisará vender somente banners, poderá também, vender artigos, que estejam totalmente ligados a empresa, seus serviços ou produtos oferecidos. Outro detalhe importante é que, não deixa de ser um fato ótimo, quando o determinado anunciante, possuem serviços e, ou produtos que estejam relacionados ao nicho de seu site ou blog. Este comércio de conteúdo é o que popularmente conhecemos, e chamamos de “Publieditorial” ou simplesmente “Artigo Patrocinado” (Advertorials: em Inglês).


Então podemos dizer que, você coloca à venda o espaço dos artigos para os anunciantes comprarem em seu blog, e o seu trabalho, como o de todos os blogueiros, é apenas criar e publicar o conteúdo de acordo com o desejo de seu anunciante,e publicar no dia em que o anunciante contratar! É normal que, você não tenha um absoluto controle sobre aquele artigo que seria publicado, dessa maneira, o seu público internauta terá a oportunidade de ler um conteúdo novo, e totalmente exclusivo, da mesma forma que você costuma fazer as suas publicações, mas a grande diferença, é que aquele conteúdo é totalmente patrocinado por uma pessoa, ou uma agência, ou até mesmo uma determinada empresa.

Não posso afirmar se isso é uma novidade, mas essa prática nasceu através da imprensa, que estão acostumados em vender variados artigos, e até mesmo criar matérias para serem publicadas em revistas e jornais, mas acontece que eles não costumam deixar estes detalhes totalmente entendidos para os seus leitores, de acordo com isso, devemos estar mais atentos!

É uma excelente estratégia, vantajosa para ambas as partes digamos assim, disponibilizar espaços em um site ou blog, como se estivesse vendendo um espaço para expor banners de clientes, ou outro tipo de anúncio, mas que a intenção seja a mesma, que é passar a mensagem diretamente para o seu internauta!

Artigo Patrocinado quanto cobrar?

Esse é um dos grandes problemas enfrentados pelos blogueiros, quando estes recebem uma proposta para fazer uma publicação de um Artigo Patrocinado, pois não tem a noção de como calcular, e cobrar para realizar estes serviços, devemos levar em consideração que, isso depende de vários fatores, entre estes podemos citar a audiência do site ou blog, também devemos considerar o nicho específico, números relacionados ao tráfego e etc.

Também costuma entrar nessa conta para uma melhor avaliação, a divulgação e alcance do conteúdo através das redes sociais (isso conta os fãs e também os seguidores) os assinantes de Newsletter e também do Feed.

Conclusão

Escrever artigos Patrocinados e, ou Publieditoriais, poderá ser um excelente negócio para o seu blog, e também para você financeiramente, caso esteja preparado, comece a divulgar os seus serviços, se você entende que este ainda não é o momento certo, procure estudar mais sobre este assunto, e porque não, procure entrar em contatos com blogueiros mais experientes neste assunto para lhe orientar, com tempo você saberá exatamente o que fazer, e quanto cobrar dos seus clientes para fazer um serviço de qualidade e profissional!
Abraço e sucessos, desejo muitas felicidades a você!