GRANDE NOVIDADE! A Plataforma Blogger Agora Conta com um Sitemap XML Oficial

Se você tem um blog na plataforma Blogger (BlogSpot) saiba que, agora todos os blogs possuem um Sitemap no formato XML, já faz um bom tempo que o Blogger não apresentava uma novidade!

Não apresentava nenhuma novidade, e nenhuma atualização na verdade, agora o tradicional serviço de criações de blogs do Google resolveu nos mandar uma excelente novidade, e claro, muito importante também para as técnicas de SEO que são essenciais na vida de um blog.

Embora essa grande novidade tenha se concretizado agora, mas existem casos onde este recurso já estaria sendo testado e analisado pela equipe do Blogger em 2013, o lado mais interessante que acho disso particularmente, é que isso é muito importante, principalmente para as técnicas de SEO!

Mas, o que é Sitemap?

Podemos definir que, o Sitemap é um mapa, de todo o conteúdo presente em seu blog, ele possui uma listagem completa, onde envolve todos os links e conexões existentes dentro do seu site ou blog, onde for possível navegar. Através do Sitemap será possível você indicar ao Webmaster Tools (ferramenta do Google) tudo aquilo que deverá ser indexado!


Na verdade, existem vários outros formatos para um determinado arquivo de Sitemap, mas o mais comum entre eles é aquele do tipo XML e este agora, também é utilizado pelo Blogger!

O Blogger utilizava antes, aquele link de criação do Feed (Atom.XML) para poder criar um Sitemap, mas existem relatos que, este formato, não era muito amigável, e além do mais não atendia aos padrões, relacionados a SEO, que o Google determina aos sites e blogs, de um modo geral.

O Novo Sitemap.XML do Blogger

Podemos dizer que, agora ficou tudo mais moderno, e tudo mais fácil também, se você tem o seu blog através da plataforma Blogger, agora basta apenas acrescentar no final da URL (que é o endereço do seu blog) a seguinte terminação: /sitemap.xml. Então seria assim:

http://seublog.blogspot.com/sitemap.xml
http://www.seublog.com.br/sitemap.xml

Se você tiver um blog com domínio próprio, ou caso utilize o endereço padrão do Blogger (com o subdomínio blogspot) o novo modelo do Sitemap.XML irá funcionar sem problemas algum!

Geralmente, quando você abre um endereço deste tipo, aparece uma lista com todo o conteúdo, e essa lista é muito valiosa, pois será com ela que o Google irá rastrear todo o conteúdo do seu blog, e isso será feito de uma forma bem rápida, não deixe de adicionar este novo Sitemap.XML através de sua conta no Webmaster Tools, sem dúvidas será um ótimo negócio!

Se o seu site ou blog, tem mais de 100 artigos já publicados (em alguns casos 500 artigos) o seu Sitemap poderá ser dividido em outras páginas, neste caso, o endereço para a lista completa, terá uma extensão /sitemap.xml?page=1 depois, basta apenas mudar o número do final, até que esteja de acordo com o número total de páginas.

É muito bom saber sobre estes detalhes, porque o Blogger vem trabalhando e melhorando as configurações direcionadas a SEO, e esta, é uma das melhorias apresentadas!

Mudar o Sitemap no Webmaster Tools

É bem fácil e tranquilo realizar essa alteração, se você já tem adicionado o Sitemap (no formato antigo) na Ferramenta para Webmaster, Webmaster Tools, poderá agora fazer essa nova modificação, para o novo modelo, utilizado pelo Blogger, que agora é padrão, basta que você acesse a sua conta Webmaster Tools, e siga para o Painel de seu Blog.


No Menu, localizado na parte lateral, clique em "Rastreamento" e agora, escolha a opção "Sitemaps".
Agora, basta que você digite "sitemap.xml" e logo em seguida, envie, tudo pronto! Basta que você aguarde umas 48 horas, e assim poderá deletar o Sitemap antigo, deixando somente o novo formato!