Como instalar e usar o Disqus na Plataforma Blogger

DISQUS - Como Instalar o Sistema de Comentários Disqus na Plataforma Blogger.
Neste tutorial, vamos aprender como instalar a plataforma Disqus como sistema padrão de comentários para você, que tem o seu Blog na plataforma Blogger, é um tutorial bem simples, em instantes terá o Disqus em seu Blog.

Você já deve ter visitado vários sites e blogs, onde o seu sistema de comentários utilizado é o tradicional Disqus, e este sistema é bastante utilizado, na verdade é usado como sistema padrão de comentários, em diversos sites e blogs do Mundo, a plataforma Disqus é excelente!

Esse sistema de comentários Disqus, tem uma grande vantagem, pois através dela, o usuário poderá se logar por diversos serviços, entre estes podemos citar o Facebook, Twitter, Google e etc. Pode ser considerado, mais do que um simples sistema para fazer comentários, o Disqus é completo, essa ferramenta permite que você deixe o seu comentário e diversas outras características.

No tutorial a seguir, você aprenderá como utilizar a plataforma Disqus em seu blog no Blogger, e além disso, aprenderá como importar os comentários que já estão em seu blog, de uma maneira bem simples!

Sistema de Comentários Disqus na Plataforma Blogger.

Antes de realizar qualquer trabalho em seu blog, recomendamos que, você jamais esqueça de fazer um backup do template do seu blog, sempre que for fazer uma modificação no código, seria importante fazer um backup, pois se algo der errado ou não ficar de acordo com o seu desejo, basta restaurar, dessa forma ficará tudo exatamente como era antes!

Criar uma conta no Disqus para instalar o Disqus no Blogger

Antes de começar o nosso trabalho, será necessário que você crie uma conta no serviço, é um cadastro rápido, basta que você acesse o Site do Disqus e siga os detalhes!


Depois que você concluir o seu cadastro, agora será necessário que você confirme a sua conta no serviço, para isso, basta seguir aquele velho procedimento, é só você clicar no link que estará no email enviado pelo próprio Disqus, depois disso, pronto! Agora você poderá voltar a página que estava antes, quando finalizou o seu registro.

Como configurar a aparência da plataforma Disqus

Você poderá fazer diversas configurações antes de instalar o Disqus, ele permite que você faça diversas personalizações e a aparência de como ele aparecerá em seu blog. Para trabalhar com essas ferramentas, basta que você acesse a guia "General" dessa forma, poderá modificar os possíveis valores, deixando com as suas preferências!


Se você já estiver completamente satisfeito(a) basta clicar em "Save changes".

Você ainda poderá clicar na opção "Advanced" para que você possa configurar uma imagem que será utilizada como avatar, caso o usuário que fizer um comentário não tenha a sua foto, depois basta que você selecione um arquivo, e novamente clique em Save Changes lá no final da página, depois configure a área da foto para ser o avatar default e basta salvar novamente.

Como importar Comentários existentes do Blogger

Ainda não vamos colocar o Disqus para funcionar de vez no Blogger, agora vamos importar aqueles comentários que já existem no blog, e também será necessário acessar a conta do Blogger onde está o seu blog, e desabilitar aquele formulário padrão usado na plataforma Blogger.

Para isso,basta que você vá até Discussions > Import > Blogger agora clique em “Import comments from Blogger”, este detalhe você poderá ver abaixo na imagem:


Logo, você será direcionado para uma janela para que você faça uma confirmação,  nisto você clica em "Conceder Acesso". Agora em “Choose a blog to import from”, depois disso basta que você escolha o blog que contém os comentários que você deseja importar, depois disso basta clicar em “Import”. Agora basta esperar que o procedimento seja concluído automaticamente, este procedimento pode levar até 24 horas para realizar o efeito!


Agora no Blogger, vá até as Configurações, Postagens e Comentários, no Local do Comentário, é só você escolher "Ocultar". Agora é só salvar essa modificação.

Implementar o Disqus no Blogger (Blog)

Agora chegou aquela hora tão esperada, pois vamos instalar o Disqus no Blog!
Dentro do Blogger, será necessário que você acesse o HTML do seu Template ou Modelo, como queira, e procure por esta linha:

post-footer-line-3

Logo ABAIXO desta linha, é que você irá colar, instalar o código oferecido pelo Disqus! Agora será necessário que você volte lá para pegar este código. Basta que você clique em "Install" que fica a direita da tela, aí você escolhe a opção "Universal Code", copie todo o código sem alterar nada nele, basta colar abaixo da linha onde está localizado o código:

post-footer-line-3

Pode acontecer de, o seu Template não possuir a linha post-footer-line-3. neste caso, você pode procurar por post-footer-line-2 e adicionar o código, mas pode acontecer do container do Disqus aparecer, em cima de o que quer que for que esteja adicionado na segunda linha.

Depois que realizar todo o procedimento, verifique para ver se está tudo ok, estando de acordo, basta que você salve.

Outro detalhe de grande importância, para os comentários aparecerem apenas dentro das páginas (nas páginas internas) basta que você instale, ou adicione, a linha indicada abaixo, antes do código gerado pelo Disqus:

<b:if cond='data:blog.pageType == "item"'>

E não se esqueça da Tag de fechamento, que você irá inserir após o código, veja:

</b:if>

Teste a instalação

Lá mesmo, no final da página onde você copiou aquele código que o Disqus lhe ofereceu, tem uma opção que lhe permite testar a instalação que você fez, para isso basta apenas que você role a página, e logo em seguida clique em "Verify".

A Personalização

Bom, disso aí, geralmente o Disqus costuma cuidar, normalmente, ele costuma de adaptar de acordo com o seu Template (as cores de seu Template) então, levando isso em consideração, já está tudo pronto!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu de uma maneira bem fácil e tranquila, de, como instalar o sistema de comentários Disqus no seu blog (Blogger), teve dificuldades? Funcionou bem em seu blog? O que achou? Conte para nós a sua experiência!

Aqui no blog http://gerenteafiliados.com.br o Disqus foi instalado seguindo exatamente este tutorial, se você realizar todo o trabalho tranquilamente e sem pressa, terá sucessos em seu trabalho, lembre-se sempre: toda vez que for realizar modificações em seu blog, onde será necessário mexer no código fonte, não se esqueça de fazer um backup, caso algo saia errado e, ou não fique da maneira que você deseja, basta fazer uma restauração do template, e o seu blog ficará normal, como era antes!

Sucessos e bom trabalho!